Image Map

domingo, 12 de julho de 2015

MIMIMI Battle Scenes: Iniciativa Vingadores

Porque nem tudo é tão bom quanto a gente gostaria!


Olá!

Novamente apareço aqui com um artigo depois de tanto tempo sumido. A minha ausência se deve em grande parte à faculdade, que consumiu muito tempo nesse período, então desculpem o sumiço. E não desapareci apenas do site, acho que nos últimos dois meses foi o período em que eu menos joguei Battle Scenes. Poucos torneios, poucas partidas for fun. Mas sabe o que me preocupou nesse meio tempo? Eu não senti falta.

Ao que tudo indica a faculdade atrapalhou um pouco, mas existe um motivo muito mais forte para dar um tempo em Battle Scenes que eu não queria admitir: Iniciativa Vingadores foi uma grande decepção, e tirou boa parte da minha vontade de jogar MBS. Durante esses últimos dois meses, esse tem sido meu sentimento em relação ao jogo, e agora finalmente eu consigo colocar no papel razões verdadeiras pelas quais BSIV “sucks”.






Fator Novidade:


Quando BSIV foi finalmente anunciada, a Copag mencionou uma nova mecânica que não havia sido vista ainda no jogo. Ao final dos spoilers, eu ainda não havia entendido direito o que isso significava. Tivemos ações que vieram sem custo, e tivemos uma EV Super Rara. 

Primeira decepção: Acredito que todos concordamos que poderia ter sido uma surpresa mais interessante. Ao final das contas, as habilidades sem custo tiveram uma boa aparição nas mesas de jogo, mas um deck pode muito bem jogar sem elas. Não acrescentou muita coisa. Já o Capitão Universo, esse sim, tem visto bastante ação e decks de heróis não vivem mais sem ele. Mas se você parar pra pensar, também não trouxe nada de novo ao jogo.

E agora, quanto aos decks: Um padrão que eu tenho visto basicamente desde que o jogo nasceu é que cada edição permite a criação de pelo menos um novo tipo de deck. Em Evolução Tática, tivemos os decks de Ataque Energético e o The Wall. Em Poderes Ocultos vimos o nascimento do deck de Magia. Em Multiplas Identidades houve o surgimento da Irmandade de Mutantes, o Ultron e a consolidação dos X-Men. Em Invasão Cósmica tivemos o temido deck de Guardiões da Galáxia. Mas em BSIV? Sinceramente nada me vem à cabeça. Vingadores continuam irregulares, e os Ultrons já faziam Genocídio muito antes do 61112. Tropa Alfa é um sonho distante e Poder Cósmico ainda não emplacou.

Exemplo de The Wall (uma versão, pelo menos). Fonte: André Dewes

Eu particularmente continuo com os mesmos decks que eu tinha antes de BSIV, e posso garantir que os jogadores daqui também. Qual a novidade de BSIV então? Com certeza eu posso afirmar: nenhuma.

Fator Qualidade

Talvez o problema então seja a qualidade das cartas de BSIV. Talvez o nível dessas cartas seja bem inferior. O que dizer de cartas como O Russo, Barracuda, Xamã, Triatlo, Capitão Louco e tantos outros que nunca vão ver jogo? O que dizer de super raras como Gavião Arqueiro, Nick Fury e Garra Sônica, que aliás eu considero bem ruins. E o Toxina? Tô passando Toxina...

Ao realizar uma rápida pesquisa com jogadores da região, fiz a seguinte pergunta: “Se você tivesse R$ 130,00 para comprar uma Box, de qual coleção compraria?”. A voz do povo é a voz de Thanos: 0% comprariam uma Box de BSIV. Se você tiver um tempo, talvez perceba o mesmo que eu. As boxes de Iniciativa Vingadores estão empacadas nas prateleiras. Os decks também. Quando Múltiplas Identidades chega na loja, acaba rapidamente. A box de Iniciativa Vingadores simplesmente não vende tanto quanto as outras. Quem sabe a razão disso? Meu palpite é que não há nada lá dentro que os jogadores queiram.

Fator Tribal

Esse fator já é algo que eu mesmo acredito ser verdade, embora ainda não tenha perguntado a opinião de ninguém quanto a isso. Talvez Iniciativa Vingadores tenha sido a edição mais tribal já lançada até agora. O que isso quer dizer? É bem simples: Os personagens lançados em BSIV são muito restritos às suas próprias afiliações. Vamos dar uma olhada nos personagens Super Raros da coleção.



Você tem: 1 N/A (Capitão Universo), 2 SHIELD (Nick e Gavião), 1 Irmandade (Selene), 1 Mestre do Terror (Garra Sonica), 1 Ultron (61112) e 1 Vingadores (Visão). Quantos desses cards atualmente estão jogando em um deck que não seja tribal de sua própria afiliação? Tirando o Capitão, acho que todos os outros estão muito restritos às suas tribos. E quando você extrapola para os cards raros, incomuns e comuns, a “tribalização” se torna muito mais evidente. Então temos uma coleção onde boa parte dos cards mais caros só jogam em um deck, e não funcionam fora dele. Então, se você não tem um deck dessas afiliações, ou se você não joga de tribal, qual seu nível de interesse nessa coleção? Eu diria que quase nenhum.

Eu, como jogador que gosta de mexer com as diversas possibilidades do jogo, sou extremamente contra a criação de personagens que funcionam apenas dentro de sua tribo. Já pensou se o Pyro somente causasse dois de dano se você controlasse outro Irmandade em cena? Ou Mystério só buscasse cenário quando você colocasse um outro Sexteto em cena? Como isso seria triste não? Tudo bem criar um personagem que fortalece sua tribo, mas ele precisa funcionar individualmente fora dela também.

Dito isso, quero encerrar com palavras de incentivo em relação à essa coleção: Vampira e Capitão Universo. Um porto espacial bem no meio dessa imensidão galática de falta de criatividade. 




Após tirar isso do meu sistema, só torço para que a nova coleção traga de volta um mundo de possibilidades, e não uma caixa cheia de restrições tribais. Até agora não vi nada de mais, porém ainda tenho esperança.


Até a próxima!

20 comentários:

  1. Boa matéria!! Parabéns! Concordo com praticamente tudo! Os decks básicos da coleção, a box ser menos vendida que as edições anteriores, a distancia entre Vampira e Capitão Universo para as demais cartas Ultra e Super da coleção. Porém: acredito que Toxina e Garra Sônica jogam, vejo jogo para ambos. Tenho visto o Visão, na minha cidade, em decks que não são tribal de Vingadores. Por fim, mesmo que Poder Cósmico tenha sido citado apenas em uma frase, vou levantar essa problemática. Vejo muitos jogadores falando que essa habilidade parece uma promessa que ainda está distante de ser cumprida. Eu jogo com poder cósmico no competitivo e já considero a habilidade mto boa, mas claro, ainda pode melhorar. Essa é minha opinião e gostaria de ver futuramente um MIMIMI de Ofensiva Surpresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, o mimimi chegou e sempre teremos a partir de agora, rs...

      Excluir
  2. Hmm... Eu descordo xD acho que o meta aqui de dão Paulo mudou bastante com a nova coleção sim, e vingadores e ultrons estão bastante fortes. Por exemplo, ultron 61k possibilitou combos com mercúrio e treinador+saltitar que causam mãos de 20 de dano na preparação. Adagas psíquicas eh uma habilidade que está indo em quase todos os decks. imagina pyro+olhodeagamoto/cubo+3 adagas e retirada. Já da 10 de dano sozinho na preparacao. Ou homem de gelo na mesma configuração tirando todas as antecipações do adversário XP. Isso sem mencionar em blecaute com e refração cósmica, que fazem um estrago, principalmente somando com invasão eterea e chamas de faltine, irmão vodoo usando a ação do galctus ou raio negro, entre outras coisas...

    Enfim, eu compraria a box de I.V. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, bem lembrado. Esqueci de Adagas psíquicas. Que faz um estrago, ignorando chamariz e esconderijo secreto.

      Eu compraria box de IV, mas não seria minha primeira opção.

      Excluir
    2. Opa, o importante é levantar a discussão e nunca aceitar a coleção totalmente de braços abertos. Sempre dá pra melhorar, chegaram novas cartas sim, mas continua caindo tudo em cima de Pyro, Treinador, Homem de gelo...isso continuou a mesma coisa. Valeu pelo feedback!

      Excluir
    3. Hehehe devo concordar com você que é dificil ver um deck que não tenha pelo menos uma dessas três cartas: Pyro, Homem de Gelo e Treinador xD Mas acho que essa coleção trouxe recursos que complementam bastante a jogabilidade destas cartas, e isso é uma forma nova de se ver o antigo ^^ Por exemplo, pyro + selene + pyro é um combo fortissimo para finalizar o jogo. Ou um outro combo só com carta nova: Cap. Universo + Força enigma + Selene + Universo. 6 na preparação garantido! Isso sem contar incursão surpreendente e cubo ^^

      Mas assim, eu discordei de alguns pontos mas achei seu trabalho muito massa, quero ver as próximas edições do Mimimi ^^ Continue postando e continuarei dando minha opinião e,certamente, a discussão será produtiva para todos nós :)

      Excluir
  3. Tbm discordo. Não acho que pq não tivemos MUITAS mudanças, quer dizer que as poucas que tivemos não foram significativas. Ou por acaso Investigação Silenciosa não mudou o meta de BS como um todo? Podemos traçar o mesmo paralelo para Adagas Psíquicas, que estão na grande maioria dos decks competitivos de hoje. Vampira e Guardião vieram pra acrescentar poderio aos personagens de bons atributos, versáteis e com antecipações próprias. Acho que levaram o nome da coluna de "MIMIMI" a sério, demais, rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz Leo? Agora me diga, em qual card game não tem mimimi? Sempre haverá, rs... desde que seja com o intuito de melhorar o jogo. Agora me falaram que Guardião não é essa coca-cola toda...

      Excluir
    2. não? ja parou pra pensar o quao forte pode ser o guardião na afiliação deles? ou vcs nunca viram os irmãos polar em ação?
      Joguei um draft aqui em são paulo com 8 jogadores. Abri o guardião e a vampira no booster e pode ter certeza q foram eles q levaram o troféu pra casa. jogaram muito.

      Excluir
    3. Discordo.
      ultrons subiram de patamar com o 61k.
      vingadores ganharam poderio de combate com a torre e o arqueiro.
      adagas viraram meta.
      vampira e capitão universo são coringas.

      o problema não é a coleção estar fraca.
      O problema é terem feito cartas muito fortes em coleções passadas (pyro, PORTAL, treinador, PORTAL, investigação silenciosa, PORTAL, já falei PORTAL?)

      Mimimi pelo assunto errado na minha opinião.

      Excluir
    4. já vale como sugestão pro próximo, haha, valeu

      Excluir
  4. Agora meu comentário sobre o mimimi é:
    Em todo cardgame, as cartas deixam de funcionar com o aparecimento de cartas novas que quebram o padrão antigo. Quantas cartas das 2 primeiras coleções são usadas atualmente? em meu deck só retirada é de UM. acho que 5 são aproveitáveis hoje em dia. 10 da segunda coleção e a partir da terceira umas 30. Posso com certeza acreditar que mesmo sendo "não tão boa" como vocês dizem, essa coleção está cheia de cartas ótimas para serem usadas em diversos decks. O próprio capitão louco já ganhou partida aqui e eu fui a vítima. kkkkkk não param de me zuar aqui sobre isso.

    É preciso parar para ver e refletir se o mimimi é realmente uma "coisa de jogador" ou o jogo só está seguindo seu rumo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha intenção com o mimimi tbm é fazer os jogadores provarem que eu estou errado, e começarem a usar mais as cartas esquecidas.

      Excluir
    2. Resgate enroscado é uma carta q eh esquecida só q o luiz ressucitou, eu uso trabalho em equipe e acho q sou um dos poucos hoje q uso por aqui, exploração aérea eh uma carta que também não vejo o pessoal usando. Enfim...
      Dessa coleção 33% das cartas entraram em algum deck. Vampira e guardião em mais de 60% deles então é só uma questão de desafio.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Acertamos no nome do post kkkk

    Wagner Macedo Aqui

    ResponderExcluir
  7. Matéria polêmica, eu discordo de quase tudo, vou comentar cada fator individualmente

    Fator Novidade - Eu notei uma diferença enorme no metagame com a entrada de BSIV, praticamente todos os decks antigos tiveram pelo menos um card de reforço. Alguns decks tiveram grandes mudanças estruturais com os novos cards, por exemplo, Vingadores, Sexteto Sinistro e Mestres do Terror. Além disso, apareceu a Tropa Alfa que com três personagens relevantes já consegue alguns resultados positivos.

    Tirando os tribais, apareceram novas versões do combo de Despedaçar a Realidade uma com Homem Absorvente e outra com Capitão Universo, decks com magia, regeneração ou telepatia ganharam personagens e habilidades importantes que roubaram espaço de outras cartas nos decks. Além disso temos ziguezague, explosões no laboratório e as habilidades de poder cósmico que entraram em muitos decks que usavam esses poderes, mudando algumas possibilidades nos decks.

    Fator Qualidade - Todas as serie de BS até agora tem cartas que dificilmente serão usadas em ambiente competitivo, simplesmente por serem piores que as cartas boas, cartas como Jogar Objeto, Rajada, Loki BSIC, Mandarin, etc..., procurando bem vai encontrar várias delas em todas as coleções.
    Para mim em BSIV existe um numero igual ou até maior de cards que podem jogar em algum deck que nas outras series.

    Fator Tribal - Primeira coisa, das 7 supers mostradas naquela imagem a unica que ainda não vi ser usada fora do deck de sua afiliação foi o Nick Fury.
    Capitão Universo vi em vários decks.
    Selene apareceu na maioria dos decks que tinham Magia e/ou Telepatia, principalmente se o deck tiver Rei das Sombras e/ou Pyro.
    Gavião Arqueiro já vi ser usado em conjunto com o de BSUM para causar 2 pontos de dano na preparação no turno em que entrou em cena em um deck especializado nisso (usava Pyro, Adagas, Treinador, Portal, Águia Estelar com Concentrar Poder, etc...)
    Ultron apareceu em decks de Ultron e decks de Mestres do Terror, que são decks bem diferentes.
    Garra Sonica e Visão apareceram em decks de Regeneração.
    Sobre as Ultras
    Vampira aparece em vários decks.
    Guardião já vi em decks de Concentrar Poder e em deck de Máquina de Bloqueio Mental.
    Impossível de se Ver eu já vi (:P) em vários decks diferentes (Guardiões, Irmandade, Sexteto).
    Caça Hulk é outra que não é tão usada, mas já vi decks que já usavam 3 Tony Stark antes para compra, adicionarem 2 Homem de Ferro e 1 Caça Hulk para ter uma forma melhor de lidar com suportes.

    ResponderExcluir
  8. Se essa matéria fosse sobre IC, até concordaria, porque me decepcionei muito com IC. Mas com IV achei a coleção ótima. Muitos, MUITOS novos decks apareceram. Mesmo que ainda não estejam estabelecidos, ideias sem fim para decks surgiram, inclusive mais de um tipo de deck de Vingadores, e todos rodam muito bem. Ainda sinto falta de melhorias para deck de quarteto, mas um dia sei que virá. Sobre a nova coleção, além de achar exagero em já estarem lançando (por mim, só no final do ano deveria lançar uma nova coleção), ainda não me despertou interesse nenhum. Está como IC estava, uma coleção "fria".

    ResponderExcluir
  9. Ah sim, ainda sinto muita falta de mais habilidades N/A que já passou da hora de ter melhorias decentes. Afinal, habilidade N/A que só um personagem ou tipo de personagem pode usar, não é N/A coisa nenhuma. Quem sabe venha algo que preste nessa coleção.

    ResponderExcluir