Image Map

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Números e Battle Scenes: Probabilidades

Eae pessoal! Semana passada prometi um texto mostrando os números que envolvem o jogo, então essa semana passei por um processo quase que de treinamento intenso para aprender de novo probabilidade e matemática. Confiram o material que trouxe para vocês!

Os mimimi's e agradecimentos:

Primeiramente gostaria de começar meu "mimimi". Não sou nenhum gênio do nível do Sr. Fantástico, então gostaria de começar meu texto pedindo perdão por eventuais erros que podem ter aqui. Além do mimimi gostaria de agradecer a todos os amigos quase engenheiros, matemáticos e até um físico que me ajudaram. Nós trabalhamos praticamente em nível Iluminati. Não posso citar nomes, mas eles vão saber que me ajudaram ao ler esse texto. Sem mais enrolações, vou tentar ser direto e apresentar os números para vocês, porque a matemática por trás das contas é bem chata.

Importância do conhecimentos desses números:


Na semana passada eu trouxe um texto falando sobre tutores e comentei da importância deles para seu baralho, porque eles mudam as probabilidades do jogo. Por exemplo, num baralho de Guardiões da Galáxia, você precisa muito que o Senhor das Estrelas entre no jogo, para eventualmente a Nave dos Guardiões aparecer em seguida e junto com ela outro personagem que ela mesma busca.


Considerando que a chance de uma carta que você tenha três cópias num baralho de 60 de aparecer na sua mão inicial de 10 cartas seja 31% (quem quiser as contas pode me pedir nos comentários que eu envio de alguma forma), os próprios cards do Senhor das Estrelas e Nave dos Guardiões mudam esses números de forma assustadora. Para você conseguir fazer o jogo rodar em guardiões, você precisa de Nave ou Peter, ou seja, a chance deles aparecerem direto em sua mão inicial é de 62%. Falando o português claro ao invés do matematiquês, mais da metade dos seus jogos sempre vão ter Senhor das Estrelas no começo do jogo. Isso é um número ridiculamente alto.

Esses são casos específicos de afiliações, mas estou escrevendo para exemplificar o quão importante é a certeza de aparecer o que é realmente necessário para o bom fluxo do seu jogo.

Montagem dos baralhos:


Esses números me ajudaram a ter uma visão melhor na montagem de baralhos. Vivem me perguntando sobre a necessidade do uso de 3 cópias do card e esse estudo que fiz para escrever esse texto só fez eu reforçar a importância de existir sim, em cada baralho, três cópias de cada carta que sejam as mais importantes, principalmente para a abertura. Claro, todas as cartas tem sua relevância para o jogo, porém nem todas as vezes tem espaço para os apertados 60 slots. Por isso, durante a montagem da sua estratégia saiba o que realmente vai ter mais influência em cena e saiba dividir bem o espaço dos slots do seu deck.

Vamos aos números:



Prometi uma aula de probabilidade mas esse texto precisaria de pelo menos umas 4 páginas e ninguém iria ler. Fora que probabilidade é um bixo do cão. Então vou trazer para vocês somente os números que considero importante vocês saberem.

O maior dilema já visto em Battle Scenes sempre foi "Abrir ou não abrir, eis a questão", até que Investigação Silenciosa apareceu, aí esse dilema virou um "Só abro com Investigação Silenciosa". E bem, para vocês que pensavam que a chance de uma investigação vir para sua mão ser de 3 em 60, já  expliquei que é de 31%.

Mas Investigação não investiga sozinha, você precisa de um personagem que voa. Supondo que você tenha apenas um personagem que voa em seu deck, e também 3 cópias dele. A chance de ele aparecer junto com Investigação Silenciosa é de apenas 9,61%, já para 2 personagens diferentes que voam é de 12% e assim as chances de você conseguir investigar só aumentam.

Existe uma carta que eu sempre uso que é simplesmente um aumentador de probabilidades, a Exploração Aérea. Com essa carta a chance de cada card de habilidade que você precisa aumenta em 4%, ou seja, vai de 31% para 35%.

Com esses números e exemplos, vou ressaltar a importância de existirem 3 cópias das cartas que você precisa muito para o seu jogo abrir a mesa e então funcionar. A dependência de algumas cartas para o bom funcionamento do baralho não é um tiro no escuro, desde que você estruture seu jogo para isso. No caso da Investigação Silenciosa, quanto mais personagens voarem, melhor será para que sua abertura de mesa com ela dê certo.

Como o foco dos exemplos foi a investigação, tomei liberdade para calcular o que Investigação Silenciosa faz, e realmente os números fazem eu ter mais certeza ainda de que Investigação Silenciosa é a melhor carta do jogo. Pasmem, a cada investigação que você usa logo do começo do jogo, a chance de vir uma carta que você precisa é de 16,5% e a cada investigação essa chance aumenta mais.

Isso sem contar com as Clarividências, que eu não calculei porque dependem de personagens e variam de carta para carta, mas a verdade é que com Clarividência maior que 3, esses números são mais impressionantes ainda.



Os cenários também merecem um certo destaque por que na minha visão de jogador, são os responsáveis por parte da manutenção do jogo e pelo efeito surpresa da maioria das jogadas efetivas. Bom, os cenários tem os mesmos números apresentados acima, 31% de chance de vir em sua mão inicial e 16,5% de chance de sair na primeira investigação. Porém, para os cenários existe um fator bastante importante e que faz bastante diferença, Mystério. Vou por em exemplos práticos para vocês.

Se precisar muito de itens únicos, Cubo Cósmico ou Manto de Levitação por exemplo, nada como Investigar Ruínas para eles virem para o jogo. Ter 3 desse cenário já é um bom número, mas nosso cabeça de aquário consegue dobrar essa estatística para 6 se contarmos ele próprio e as probabilidades são de 62% como já vimos no caso dos Guardiões da Galáxia. Caso vocês consultem minhas decklists, perceberão que sempre uso de 9 a 12 cenários. Isso se dá pelo número de turnos que geralmente um jogo tem. Em média, uma partida de Battle Scenes tem menos que 12 turnos, raramente passa disso atualmente. E como usamos 1 cenário por turno, creio que 12 cenários mais três tutores é um bom número. Fora que, em média, cada jogador usa 4 cenários por jogo.

Considerações finais:

A presença do tutor, seja para a busca ou para o controle do topo, é muito mais que necessária para o bom andamento e para os bons resultados com os baralhos montados. As probabilidades e algumas estatísticas mostradas podem revelar muito sobre como você anda pensando sobre montagem de decks, lembrando que eu não fiz os números, o próprio jogo faz esses números.

Claro, alguns jogadores experientes já tem essa noção para a montagem dos baralhos provavelmente porque tem essa experiência de outros Card Games. Mas o mais importante de tudo isso, é que por mais que as probabilidades sejam altas, ainda é um jogo que depende da sorte. Um dia sua estratégia pifa. Mas aí vai da experiência de cada jogador para lidar bem com a situação. O único número que realmente vai importar no final de todas as contas é o tempo que você vai passar praticando ou estudando e testando sua estratégia. Não se prenda apenas a números e estatísticas, meu conselho mesmo é você ler esse texto e praticar muito.

Espero que tenham gostado do texto, caso tenham curiosidade sobre qualquer outra estatística ou probabilidade específica, como a dos Guardiões que eu citei, deixa aqui nos comentários que eu tento auxiliar vocês. Obrigado pela leitura!

11 comentários:

  1. Ótimo texto!
    E vamos abrir nossas mesas com Investigações pq essas probabilidades são mesmo BIZARRAS!

    Probabilidade é mesmo um "bixo do cão"!

    ResponderExcluir
  2. É possível fazer algumas contas simples que dão resultados aproximados. Por exemplo, se vc usa 20 personagens cada carta que compra/tomba tem aproximadamente 1/3(33%) de ser um personagem, se dos 20 personagens que vc usa 10 tem vôo então a chance de cada carta ser um personagem com vôo é 1/6(17,5%). Claro que esses números variam um pouco dependendo de quantos personagens vc já comprou e etc, mas considerando que o deck está bem embaralhado números calculados assim são aproximações muito boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade metade de 33% são 16,6% e não 17,5%.... Mas o meu ponto é que algumas das contas são tranquilas de chegar num número aproximado quando vc pensa em (Cartas que vc quer / Cartas totais)

      Excluir
  3. Acredito que alguns dos valores estão errados. Para o cálculo da chance de comprar um ou mais senhor das estrelas na mão inicial, devemos usar um modelo hipergeométrico. Dessa forma, em um amostra de 10 cartas, onde queremos obter 1 ou mais delas, onde existem 3 delas em um deck de 60, temos uma chance de aproximadamente 42,72%.
    Da mesma forma, se for para considerar a nave dos guardiões também, a chance de ter 1 ou mais dessas 6 cartas na mão inicial sobe para aproximadamente 68,25%.
    É claro que existem cálculos mais complexos envolvidos, como a chance de perder ela na contagem regressiva e a compra de carta que vem logo após a mesma(vamos considerar que começamos com 11 cartas então na mão - compramos 10, perdemos uma nos recursos e compramos a última).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, obrigado de verdade pelo comentário. Utilizei o hipergeométrico e mesmo com as diferenças nas contas, você pode perceber que chegamos a valores aproximados, só não consigo entender a diferença porque levei em consideração tudo o que você citou, não deveria dar diferença. A não ser que eu tenha errado algum detalhe, mas obrigado mesmo comentário.

      Excluir
  4. Ótimo texto, é bem isso, se você precisa da carta para o inicio do jogo coloque 3 cópias e mais algumas cartas para buscá-la caso não venha, ficar dependendo da sorte é péssimo.

    Mas tenho a impressão que tem alguns resultados estranhos nas suas contas. Usou distribuição hipergeométrica?

    Outra coisa, contou as duas cartas do topo (uma que vai para os recursos na contagem regressiva e outra que você compra) no caso das habilidades? Pois se ela estiver ali também poderá ser usada no primeiro turno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentario! Utilizei o hipergeométrico sim. Algumas pessoas me mandaram mensagens sobre obterem resultados bastante próximos, mas com diferenças. Confesso que tive dificuldade com as contas, mas caso você chegue a alguma conclusão muito diferente das minhas, fico feliz em corrigir caso estejam certas.
      Mais uma vez, obrigado pelo comentário.

      Excluir
  5. Vou colocar aqui meus resultados, considerando usar 3 copias de uma habilidade no deck e contando as cartas da mão e 2 do topo (12 cartas no total), os resultados foram aproximadamente esses:
    0 copias - 50,54%
    1 copia - 39,56%
    2 copias - 9,26%
    3 copias - 0,64%
    Isso significa que em aproximadamente 49,46% das vezes vai vir no primeiro turno uma ou mais copias de um card de habilidade que você use 3 copias no deck.



    Para personagens, eu usei 11 ao invés de 12 cards, porque a primeira carta cai nos recursos. O resultado foi esse:
    0 copias - 53,84%
    1 copia - 37,80%
    2 copias - 7,88%
    3 copias - 0,48%
    Isso significa que em aproximadamente 46,16% das vezes vai vir no primeiro turno uma ou mais copias de um card de personagem que você use 3 copias no deck.

    ResponderExcluir
  6. KKKK INTERESSANTE ISSO POR QUE EU ACABEI DE CRIAR UM DECK MAGIA E VOÔ(OBS. ANTES DE LER O TEXTO), E TIPO MEU DECK TEM MISTERIO TELEPATIA E VOÔ, SEM FALAR DO ABUTRE PORQUE UMA BOA PARTE DO DECK É SEXTETO SINISTRO, E EU PERCEBI ISSO NO MEU DECK DESDE O PRIMEIRO JOGO COM ELE , E REALMENTE É INCRIVEL O CONTROLE DO DECK QUE DÁ,NÃO APENAS O CONTROLE DO SEU DECK COMO O DO OPONENTE, INCLUSIVE COM INFLUENCIAR O FUTURO, EXPLORAÇÃO AÉREA E SUGESTÃO COLETIVA.E PARA CONTROLAR EM QUESTÃO DE DANO, VAMPIRA V2;CIRCUNDAR;VOAR ALTO; E MULHER ARANHA, JÁ FAZEM O TRABALHO
    SINCERAMENTE EU GOSTEI DESSE DECK PELO CONTROLE, MAS AINDA DEXO GUARDADO MEU DECK"Sr. Stark e amigos".. questão de precaução

    ResponderExcluir